top of page

“Não sei o que fazer em relação à adição da minha mulher; ajudem-me!” foi o apelo que fiz quando cheguei. Ninguém me deu conselhos e não havia “receita”, mas, pelas partilhas das pessoas do grupo, confortou-me perceber que todos se tinham confrontado com problemas semelhantes, senão mais graves, e que havia casos de sucesso, só por hoje, mas já há muitos “hojes”.

Fui admitindo que apenas podia tratar de mim mesmo, o que me trouxe cada vez mais serenidade. Ganhei coragem para me libertar, ao fim de décadas de relação.

Podia ter pensado: «problema resolvido; já não faço nada aqui.» Então, «e os que vierem depois, quem os vai ajudar?», como eu fui ajudado. Fiquei.

Compreendi que o programa se aplica a todos os aspetos da vida e continuei a colaborar. Fui constatando que as partilhas iam criando laços de família entre as pessoas do grupo. Hoje preciso da minha família de adoção, e as minhas semanas são contadas de quarta em quarta, dia das reuniões.

 

Hoje eu vou fazer o que posso para reforçar os laços com a minha família de adoção.

 

Raul H.,Grupo Sacramento

Desde dezembro 2018

Copyright © 2021 | Associação Portuguesa de Famílias Anónimas

  • Como começaram as Famílias Anónimas?
    O primeiro grupo de FA começou em 1971, na Califórnia do Sul por vários pais que lutavam contra o abuso de drogas dos seus filhos adolescentes. O seu propósito era duplo: encorajar os membros das famílias a focarem nas próprias reações em relação ao comportamento dos seus aditos e ajudá-los a reconhecer que o único comportamento para o qual tinham controlo era o seu próprio.
  • O que é o anonimato?
    O anonimato é um dos princípios básicos do programa FA, razão pela qual são usados os primeiros nomes e as histórias contadas não são para ser repetidas.
  • FAMÍLIAS ANÓNIMAS – O que são?
    Famílias Anónimas são uma irmandade de pessoas cujas vidas foram afetadas pelo uso de substâncias psicoativas de um familiar ou de um amigo, ou por problemas de comportamento relacionados com esse uso. O programa de FA é baseado em dois grupos de princípios fundamentais: os Doze Passos de FA e As Doze Tradições de FA. Os Passos guiam os nossos membros seus caminhos pessoais de recuperação, enquanto as tradições asseguram o funcionamento saudável dos nossos grupos individuais e da irmandade como um todo.
  • Como encontrar uma reunião?
    Neste site em Reuniões pode encontrar uma listagem das salas existentes em Portugal. Temos salas que reúnem apenas presencialmente, outras online e ainda no sistema misto (híbrido). Basta ligar ao secretário para mais informações ou aparecer no local
  • O que é a literatura FA?
    FA tem um extenso catálogo com livros de publicações próprias, de folhas, panfletos, brochuras, marcadores, assim como um livro de leituras diárias inspiradoras, Hoje um Caminho Melhor (HCM). Alguma desta literatura (literatura gratuita) pode ser descarregada neste site. A literatura com valor de referência tem de ser encomendada ou adquirida nas salas
bottom of page